O curso terá uma carga horária total de 180 (cento e oitenta) horas, compostas por atividades à distância, atividades presenciais e elaboração de Trabalho de Final de Curso – TFC. Terá uma duração de 05 meses, incluindo conteúdo e elaboração de TFC.
Para o desenvolvimento dos conteúdos serão utilizados, dentre outros, os seguintes recursos didáticos:
- Ambiente virtual de aprendizagem (AVA) para comunicação entre os participantes e a disponibilização de textos e outros recursos midiáticos complementares;
- Textos de apoio;
- Fóruns;
- Encontros presenciais;
- Sistema de acompanhamento (Tutoria à distância).
Os tutores serão responsáveis pelo acompanhamento pedagógico dos cursistas ao longo de cada Módulo. Sua atribuição está centralizada nos processos de ensino e aprendizagem. Portanto, devem conhecer profundamente o material pedagógico-didático do Módulo e deverão estar em articulação direta com o professor-formador do Curso, sobretudo, no que se refere a dúvidas e dificuldades que poderão emergir ao longo do processo formativo.
A dinâmica proposta abrangerá:
a) Aula inaugural: A aula inaugural tem por objetivo oferecer uma visão da dinâmica do curso e da modalidade de ensino à distância. A equipe gestora local apresentará o Curso de Aperfeiçoamento em Educação, Pobreza e Desigualdade Social: a natureza, os objetivos, a metodologia e as avaliações; as estratégias de operacionalização; os conceitos centrais do Módulo Introdutório; e o planejamento da formação específica para a utilização da plataforma virtual de aprendizagem;
b) acesso aos módulos, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), desenvolvidos sequencialmente;
c) encontros presenciais para as avaliações e a socialização das atividades do curso – preferencialmente ao final de cada módulo e início do módulo subsequente – que devem ser realizados nos polos, com a orientação dos professores tutores;
d) avaliação permanente do curso por meio de estratégias de autoavaliação;
e) um encontro final para a socialização das atividades de reflexão, com a participação de todos(as) os(as) cursistas.
Vale ressaltar que os encontros presenciais serão: a aula inaugural do curso (participação obrigatória), a ser realizada na Universidade Federal do Ceará no dia 23 de fevereiro; encontro presencial nos polos, conforme definição em cronograma, e apresentação de trabalho de final de curso.